Teste rápido para IST

As pessoas interessadas em realizar teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C podem procurar a UBS mais próxima ou o CREES (antigo Cecap)

Por Da Assessoria em 10/12/2024 às 20:47:04

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está chamando a população para realizar o teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (IST"s), em alusão à campanha Dezembro Vermelho. O exame leva poucos minutos para ser realizado e pode ser procurado ao longo de todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

O acesso simplificado ao teste rápido facilita o rastreamento de HIV, Sífilis e das Hepatites B e C, contribuindo com uma administração precoce do tratamento. Para realizar o exame, não há a necessidade de agendamento e o paciente não precisa ser preparado.

O enfermeiro responsável fará a coleta de uma pequena amostra de sangue, por meio de punção digital, uma perfuração mínima na pele do dedo. A análise é realizada imediatamente para as quatro infecções e o resultado sai em cerca de 15 minutos.

Nas UBS, o teste rápido pode ser feito de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da unidade. No CTA, que fica localizado no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), antigo Cecap, os exames são realizados das 7h às 13h e, na próxima sexta-feira (13), até às 16h, em razão do Dia D do Dezembro Vermelho.

Em caso de testes positivos, o paciente é acolhido de imediato pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com tratamento e atenção psicossocial.

O SAE também é responsável por oferecer a profilaxia pós-exposição (PEP) e profilaxia pré-exposição (Prep), que são medicamentos de prevenção à infecção pelo HIV. Outros serviços oferecidos são aconselhamento, orientações pré e pós teste, insumos de prevenção como preservativos e atendimento a vítimas de violência sexual.

Neste mês, o município lançou a campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre o HIV/Aids e as demais infecções transmitidas no ato sexual. Além de estimular a testagem, outras ações de conscientização já foram e ainda serão realizadas. Nesta sexta-feira (13), haverá o Dia D, com uma palestra sobre o tema, às 8h, no CRRES, aberta a profissionais da saúde e a população.

Comunicar erro

Comentários