A Prefeitura de Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, decretou situação de emergência devido à falta de chuva no município. O documento foi assinado ontem (11) pelo prefeito Adilson Gonçalves (UB).
A situação de emergência do município em decorrência da grave seca foi discutida em uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (12), que reuniu o prefeito Dr. Adilson, o secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo e o presidente do Sindicato Rural, Luiz Junior Martins.
O decreto cita que o cenário anormal de estiagem entre o segundo semestre de 2023 e início de 2024 vem causando danos no setor da agricultura, agropecuária e outras atividades de agricultura familiar, conforme relatórios técnicos de órgãos públicos e entidades ligadas ao setor.
De acordo com o Sindicato Rural, estima-se um prejuízo de até 100 mil hectares nas áreas produtivas municipais e da região.
Segundo a prefeitura, a decisão também levou em consideração parecer técnico da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O decreto é válido por 90 dias e pode ser prorrogado por igual período.
Nos últimos dias, diversos municípios de Mato Grosso também declararam emergência por falta de chuva como Água Boa, São José do Rio Claro, Comodoro, Santo Antônio do Leste, entre outros.
Em caso de reconhecimento da situação pelo Estado, fica permitido aos municípios receberem ajuda humanitária, enquanto com a chancela da União as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca.