O atleta de Barra do Garças Jânio Marcos conquistou medalha de ouro no Sul-americano Cross Country pela Seleção Brasileira, neste último domingo (22), em Poços de Caldas (MG).
O barra-garcense disputou a medalha na categoria de revezamento misto, na equipe Brasil A, junto com os atletas Leandro Prates, July Silva e Jéssica Soares, no qual fechou a prova e ampliou vantagem. A equipe conquistou a medalha de ouro, superando um combinado de atletas de Argentina e colômbia e Brasil B.
O técnico da equipe, professor Sivirino Souza, comemorou a vitória do atleta nas redes sociais. "Sou teimoso demais para acreditar em derrotas. Sempre acredito que o impossível é impossível só até o momento que eu consiga realizar", escreveu.
Além disso, ele ainda enfatizou que o atletismo mudou sua vida. "Tem sido assim ao longo desses 35 anos, nesse esporte que amo tanto e que mudou a minha vida e de tantas pessoas! Hoje o uso como ferramenta para mudar a vida de centenas de crianças, adolescentes, jovens, adultos e na melhor idade".
Sivirino Souza agradeceu aos parceiros que contribuíram com projeto de levar Jânio Marcos para a disputa. "Agradeço imensamente a todos que contribuem com esse nosso projeto. Gratidão a minha família que sempre esteve e está do meu lado, agradeço minha amada Barra do Garças por tudo e nossos parceiros Unimed Araguaia, Escola Coopema, Prefeitura de Barra do Garças, Câmara Municipal de Barra do Garças, Projeto Olimpus/Bolsa Técnico, [...] e Coach mental Caetano", salientou.
Além de Jânio Marcos, participaram do Sul-americano Julia Gonçalves, João Pedro Alves e Manuel Tsiwario.
Sul-Americano de Cross Country
O campeonato teve a participação de 67 atletas de seis países. Os corredores de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela enfrentaram um circuito de 2 km, totalmente gramado, no Parque Ecológico Jardim Esperança, bem próximo ao aeroporto municipal.
O evento foi transmitido pelo canal do You tube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).