O município de Pontal do Araguaia (MT) pode entrar para a história das festas juninas no Brasil. Isso porque o prefeito Adelcino Lopo (MDB) iniciou nesta semana o desafio de construir a maior fogueira no país.
De acordo com o gestor, a ideia é bater o recorde nacional de maior fogueira junina já erguida, que desde 2010 pertence ao município de São João, no estado do Paraná, com uma estrutura de 62,2 metros, conforme o RankBrasil.
Adelcino pretende acender uma fogueira de 65 metros durante a festa 'Arraiá da Capital do Pequi', que acontece entre os dias 22 e 24 de junho deste ano. Para isso, ele conta com o auxílio de um engenheiro no projeto.
Uma equipe também virá ao município para realizar a medição da estrutura e homologar o recorde que deve fazer Pontal do Araguaia ser destaque no país.
O prefeito deve convidar ainda autoridades políticas do estado para prestigiar o evento como o governador Mauro Mendes, os deputados Max Russi, Juarez Costa, entre outros.
Estrutura
Segundo o prefeito, a madeira utilizada (eucalipto), o transporte do material e o processo de perfuração do solo para montar a estrutura da fogueira foram viabilizados por meio de doações. A construção também está sendo inspecionada e orientada pelo Corpo de Bombeiros, Sema e Câmara Municipal e ocorrerá em um terreno vago, sem edificações, por questões de segurança.
Programação
O evento Arraiá da Capital do Pequi será gratuito, recheado de shows nacionais e regionais, numa realização da prefeitura local com o governo do estado. O deputado estadual e músico Alberto Machado (PSB), conhecido como Beto Dois a Um, é um dos convidados à festa e já prometeu que subirá como cantor ao palco.
Dia 23 de junho será a vez de Rick e Renner, que prometem trazer grandes sucessos para a plateia presente e, para encerrar, dia 24, a dupla Gino e Geno.