Ensino salta em Barra do Garças e resultados de 2023 antecipam metas de 2025

Resultados oficiais do Avalia-MT devem ser divulgados nos próximos dias

Por Assessoria em 09/05/2024 às 21:36:45

Os resultados do Avalia-MT de 2023 mostram que Barra do Garças avança progressivamente na educação municipal e vem se firmando como modelo de ensino em Mato Grosso. Além do bom desempenho na fluência leitora, com a maior parte das crianças alfabetizadas na idade certa, o município, já no ano passado, antecipou metas de 2025 do Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA).

No final de 2023, as turmas do 2º, 5º e 9º anos foram avaliadas pelo Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (Avalia-MT), para medir o perfil de saída dos alunos da alfabetização, das séries iniciais e das séries finais do ensino fundamental. Os resultados responsáveis por definir o IDEMT-ALFA devem ser divulgados nos próximos dias.

Mas, de acordo com o quadro de metas já disponibilizado pelo governo de Mato Grosso, os resultados do ano passado bateram as metas do município estabelecidas para 2025 aos 2º e 5º anos. Ou seja, Barra do Garças adiantou em dois anos o desempenho, mostrando um alto crescimento na qualidade do ensino.

Como mostram os dados informados pelo estado, a cidade está entre as que tiveram os melhores resultados na região compreendida pelo Diretório Regional de Educação de Barra do Garças, composta por 16 municípios.

No que diz respeito apenas à fluência em leitura, o município também é destaque, com 79% das crianças do 2º ano leitoras. Isso significa que a maioria das crianças estão aprendendo a ler na idade certa, ou seja, se qualificando na fase de alfabetização como leitoras iniciantes ou fluentes.

De acordo com a Ana Karolyna Sena, coordenadora municipal do Alfabetiza-MT, além da participação ativa dos alunos nas avaliações, da ótima proficiência tanto em português, quanto em matemática, o município está garantindo equidade na qualidade da educação, com bons resultados na maioria das escolas.

"A educação de qualidade está chegando a todos os CMEB"s [Centros Municipais de Educação Básica]. Não temos apenas uma escola modelo. Todas as escolas são um modelo, por apresentarem grandes avanços", destaca.

A expectativa é que, com a divulgação dos resultados oficiais, Barra do Garças fique bem posicionada no Prêmio Educa MT. A iniciativa do programa estadual Alfabetiza-MT premia as escolas que tiveram os melhores desempenhos educacionais, considerando o IDEMT-ALFA.

Comunicar erro

Comentários