A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1ª CIBM), anunciou nesta segunda-feira (07) o projeto PrevQueimadas 2023, que visa ações de prevenção e combate a queimadas.
Para que as ações tenham efetividade, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Polícia Civil, Polícia Militar, a Câmara Municipal de Vereadores e a ONG Amigos dos Animais estão sendo parceiros para prevenir e combater quaisquer focos de incêndio no município.
Com o PrevQueimadas, estão sendo elaboradas maneiras de prevenção, execução e logística para que as ações de combate a incêndio sejam realizadas em terrenos urbanos e áreas rurais do município de Barra do Garças.
Os brigadistas estarão nas ruas monitorando os locais de possível incidência de incêndios, como terrenos e lotes baldios e registrarão as devidas ocorrências. Os cidadãos envolvidos em incêndios urbanos e rurais podem ser multados em até R$ 20 mil reais.
O secretário de Meio Ambiente, José Bispo, ressalta que é muito importante que a população compreenda os riscos que as queimadas provocam não só ao meio ambiente, mas à saúde de todos. "Queremos que não haja mais danos ambientais, para que isso seja possível é necessário que a população também faça sua parte, aqueles que não fizeram estão sujeitos a serem multados", disse.
As denúncias podem ser realizadas pelo Barra Online, na Secretaria de Meio Ambiente pelos números (66) 3401-5389 e (66) 9 9612-0815 ou pelo Corpo de Bombeiros pelo 193.
Estiveram presentes o prefeito em exercício, Sivirino Santos; Garrincha, da ONG Amigos dos Animais; o capitão do Corpo de Bombeiros, major Kunze; o tenente coronel da Polícia Militar, Arides; o delegado de Polícia Civil, Wilyney Borges; o diretor da Sema, Ademir Souza; o vereador Neto e a equipe especial de combate a incêndios.