Com a contratação de mais médicos para o quadro de profissionais da saúde municipal de Barra do Garças, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) agora conta com quatro médicos consultando simultaneamente, entre 13h e 19h, todos os dias. O aumento da equipe é uma estratégia da Prefeitura de Barra do Garças para suprir a alta demanda das unidades, devido aos surtos de doenças respiratórias e dengue que afetam todo o Brasil.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou mais um médico para os atendimentos de urgência e emergência. O profissional recebe os pacientes no período de 7h às 19h e está priorizando o atendimento a idosos e crianças acometidas por síndromes respiratórias.
A medida possibilitou aumentar o efetivo de médicos durante a manhã e a tarde. Das 7h às 13h, eram dois profissionais e agora são três atendendo simultaneamente. Entre as 13h e as 19h, passou de três para quatro médicos consultando. À noite, das 19h à 1h, seguem três profissionais, e de madrugada, até às 7h, atendem dois médicos.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Salete Terezinha Lauermann, a elevada busca por atendimento na UPA é resultado dos surtos de doenças respiratórias e dengue que afetaram o município nesses primeiros meses do ano.
"Isso está acontecendo em todo o Brasil", ressalta a secretária. "Nós estamos enfrentando uma síndrome respiratória, que está afetando muito as crianças e pessoas idosas, especialmente as que já passaram por Covid-19."
A UPA recebe um grande volume de pacientes por atender toda a microrregião, incluindo municípios vizinhos e a população flutuante.
Em 2023, a unidade registrou cerca de 70 mil atendimentos, uma média de aproximadamente 200 atendimentos todos os dias. Desse total, 75% dos atendimentos na unidade são pouco urgentes ou não urgentes. Ou seja, muitas das consultas médicas realizadas no período poderiam ser procuradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Waldemiro Rego Flores, localizada no bairro São José. Essas unidades atendem de segunda a sexta-feira, com atendimento noturno na policlínica e na UBS Santo Antônio III.
Além do novo médico na UPA, mais três profissionais foram contratados para atuar no município. Na policlínica do São José, um deles vai possibilitar o atendimento em três turnos de segunda a sexta-feira. As consultas, que antes ocorriam em parte do período vespertino e noturno, agora podem ser procuradas ao longo de todo o dia, até às 23h59min, com simultaneidade de dois médicos atendendo das 18h às 19h.
Outros dois são pediatras que atenderão na policlínica e na UBS Santo Antônio III.
A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população busque as UBS"s e a policlínica nos casos não urgentes ou emergentes. As unidades básicas também oferecem atendimento de qualidade e, com essa consciência, cada pessoa contribui com o fluxo de serviços da saúde do município.