Talvez muitos não tenham conhecimento deste fato, mas a primeira viagem do recém-eleito Presidente da República, Tancredo Neves (PMDB), teve como destino a cidade de Barra do Garças (MT), onde a convite do então prefeito e ex-senador Valdon Varjão, de quem era amigo pessoal, recebeu o título de Cidadão Barra-garcense.
A visita ocorreu em 22 de janeiro de 1985, sete dias após a vitória de Tancredo, contra o então candidato dos militares, Paulo Maluf, do Partido Democrático Social, o PDS.
Tancredo estava acompanhado do então senador por Mato Grosso, Gastão Müller, do Deputado Federal Ulysses Guimarães, além de outros ícones da política nacional da época.
O então Presidente já havia pisado em solo barra-garcense anteriormente, em 1980, quando da fundação do Partido Progressista (PP), logo após a anistia e abertura política, que colocou fim ao bipartidarismo.
Morte
Um País ansioso para ver o primeiro presidente civil depois de 21 anos de ditadura militar não poderia ter imaginado o pior.
Na noite anterior à sua posse, em 14 de março de 1985, Tancredo Neves, presidente eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral, não pôde assumir porque foi internado às pressas para tratar de apendicite aguda no Hospital de Base de Brasília.
Em seu lugar foi empossado o vice-presidente José Sarney.
Durante 38 dias o Brasil acompanhou a agonia de Tancredo Neves. Foram sete cirurgias e uma traqueostomia até sua morte em 21 de abril de 1985.